sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Albinismo

Estava passando na rua e vi uma menina albina, achei ela linda.
Levanto uma bandeira a favor das gordinhas, dos magrinhos, dos loiros, dos negros, dos albinos...
Levanto uma bandeira a favor de todas as condições sociais, sexuais e raciais.
Achei importante escrever sobre um assunto que muita gente ainda desconhece de fato do que trata.
Vamos lá...


O que é 
O albinismo é uma condição de natureza genética em que ocorre uma falha na produção de melanina. Ele é hereditário e pode ser classificado em dois tipos: tirosinase-negativo (quando não há produção de melanina) e tirosinase-positivo (quando há pequena produção de melanina).

Características do albinismo 
A melanina desempenha um papel muito importante, pois é ela que forma uma barreira natural contra as radiações solares. Ela se distribui pelo corpo inteiro, sendo a responsável não só pela cor, como também pela proteção da pele.
Esta alteração genética na produção de melanina é a responsável pela ausência parcial ou total da pigmentação dos olhos, pele, cabelos e pêlos dos albinos,  podendo ocorrer tanto em seres humanos, como também em animais e plantas.

Num organismo que não possui esta falha genética, a melanina é produzida através de um aminoácido conhecido como tirosina. No caso dos albinos, a tirosinase apresenta-se inativa, conseqüentemente, não ocorrerá a produção de pigmento.

A pele do albino é branca, frágil e fotossensível, por esta razão, não deve ser exposta a radiação solar. Nestes indivíduos, a exposição ao sol não produz bronzeamento, ao invés disso, pode causar queimaduras de graus variados. Pessoas com essa falha na pigmentação são mais suscetíveis a desenvolver câncer de pele precocemente.

Há ainda o albinismo ocular, este, é menos severo do que o albinismo tirosinase negativo, pois, neste caso, a única região afetada é os olhos, que, diante desta falha, apresentarão uma variação na cor da íris.

Separei algumas fotos de albinos...










Um desfile com esses modelos ficaria super glamour. A moda é isso. A moda é democrática e plural.
Eu sou a favor da beleza em todas as suas condições, e você?!






2 comentários:

  1. Sou muito a favor ! Não sabia que existiam albinos tão bonitos , é uma beleza diferente e merece ser observada .

    ResponderExcluir
  2. Sou muito a favor ! Não sabia que existiam albinos tão bonitos , é uma beleza diferente e merece ser observada .

    ResponderExcluir