sábado, 27 de outubro de 2012

A garota que perseguiu a lua - Sarah Addison Allen

Autora: Sarah Addison Allen
Editora: Planeta
ISBN: 9788576657989
Número de páginas: 243

Sinopse“Como você pode achar seu caminho? Seguindo as nuvens ou a lua?” Emily Benedict foi para Mullaby após a morte de sua mãe. Ao chegar à cidade e conhecer seu avô ela percebe que os mistérios do lugar nunca são resolvidos: eles são uma forma de vida. Existem quartos cujo papel de parede muda de acordo com o seu humor, luzes estranhas aparecem no quintal à noite e Julia Winterson, a vizinha, consegue cozinhar a esperança em forma de bolos. Emily percebe que sua mãe esteve envolvida no maior mistério da cidade, e conta com a ajuda de Julia para desvendá-lo. Em Mullaby nada é o que parece."


    De primeiro momento, "A garota que perseguiu a lua" é um livro que você se encanta pela capa, que te traz aquela curiosidade infantil ao associar as borboletinhas dançantes ao título extraordinário. Como assim a garota que perseguiu a lua? É um livro para deliciar em todos os aspectos, é um arranjo tranquilo, com vocabulário simples que prende mesmo. É um ótimo indicativo para quem adora livros teen. Apesar de não ter muita ação, esta fascinante criação faz você viajar com as personagens, conectando o impossível ao possível como se fossem um só. Aos amantes da leitura, ou não, eu super aconselho se lambuzarem com essa incrível aventura. Não voltando a atenção a apenas uma personagem, deparamos com questões como: Pode o cheiro de um bolo trazer alguém de volta? É possível alguém conseguir esconder um passado inteiro desta forma tão simples e ao mesmo tempo tão complexa? O quão adepta estaria eu em uma situação dessas? Por que esta criança carrega tanta culpa assim? O que será que houve no passado? 
   É um livro que te faz vivenciar a magia a cada linha como se você fosse da vizinhança de Mullaby. E sim, a frase que mais se encaixa para estas dúvidas no desenvolver do romance é: "Nada é o que parece!"


Já que estamos tão envolvidos no assunto, encontrei dicas fantásticas de leitura, em um outro blog com resenhas inteligentíssimas, chequem só:


Dicas para ler mais e melhor:

  • Leia Amplamente — Ficção, não-ficção, teologia, biografia, atualidades e história.
  • Leia com Discernimento — Aprenda a ler com um olho crítico e com um coração cheio de discernimento.
  • Leia Interativamente — Rabisque notas nas margens, escreva perguntas na contra-capa, e volte ao texto para encontrar respostas.
  • Leia Livros Antigos — Não importa: clássicos, história ou simplesmente livros de uma geração anterior, já que a melhor maneira de entender o hoje, é entender o ontem.
  • Leia Livros Leves — Deixe-se levar por alguma boa história de quando em quando e, isto te prepará para ler o próximo livro pesado.
  • Leia Livros Novos — Fique de olho no que é novo e popular e considere a leitura daquilo que outras pessoas estão lendo.
  • Leia Livros Pesados — Comprometa-se a ler um desses volumes pesados como uma parte regular da sua dieta de leitura.
  • Leia Metodicamente — Assegure-se de estar lendo alguma coisa em todas as categorias.
  • Leia o que seus Heróis Leram — Encontre as pessoas que você admira e leia os livros que mais as transformaram.
  • Leia — Você precisa ler.

Dicas para ler um livro com eficiência:

  • Pesquise a vida do autor — Antes de começar a ler um livro, procure saber a época em que ele nasceu, com quem o autor andava, quem eram os seus conterrâneos e contemporâneos? Isto o ajudará muito.
  • Pesquise a época em que o livro foi escrito — Situe-se no tempo. A situação histórica motiva o autor a escrever sua obra de um jeito e não de outro.
  • Leia uma sinopse — Há quem não recomende. A opção é sua! Mas pode ajudar no entendimento da obra.
  • O livro anterior e o livro posterior — o autor teve outras obras? Qual veio antes e qual veio depois. Situar o livro na bibliografia do escritor é outra forma de entender melhor o que se vai ler.
  • Com que outras obras o livro se relaciona — Mesmo que não se perceba, os livros dialogam entre si e também com livros de épocas anteriores e posteriores.
  • Enquanto lê, escreva sobre o livro — O que o livro significou para você? Escreva mesmo que seja apenas um parágrafo, você notará uma sensível diferença.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário