quinta-feira, 3 de junho de 2010

O Retrô, vintage e pin-up





Bom,



Essa onda do retrô me fascina muito, me inspira a quase tudo na minha vida. Apesar de só possuir 22 primaveras eu consigo me imaginar e embarcar nesse grande jardim de décadas passadas. Às vezes tenho certeza de que numa vida anterior eu fui uma rebelde sem causa que tanto vimos nos livros de história, gosto de tudo o que a moda brinca, com essa enorme perspectiva de que o que nossos avós e bisavós usaram eram e continuam a ser de grande utilidade e principalmente com muito estilo, fazendo parte de uma grande cadeia luxuosa de encontros e desencontros de idéias que se misturam por várias épocas, o que de fato é bastante interessante, quando partimos do ponto que só poderíamos chegar ao que chegamos hoje com uma base sólida e criativa.



Não só a moda me interessa, gosto bastante de vê e pesquisar artigos para casa e tudo aquilo que eu possa incrementar na minha figura como mulher. Como sempre tive a certeza de que o dourado é a cor que inspira riqueza, luxo e glamour procuro sempre objetos e materiais que me remetam ao ouro. Como ando pesquisando o dourado nos acessórios, nos objetos domésticos e nas roupas, percebi que tudo casa muito bem com o retrô. Mas, enfim do dourado e de tudo o que eu penso sobre eu deixo pra escrever depois, em uma outra ocasião...



Bem... como o retrô me dá uma boa sensação, as músicas, as roupas, as decorações de casa e objetos me faz releembrar memórias que incrivelmente eu não possuo, já que nasci no fim dos anos 80.



Sim, e ainda tem o tal do "vintage" que é a moda retrógrada dos anos 20, 30, 40, 50 e 60, possui características como roupas desgastadas de propósito e o resgate dos "pin-ups". E o que vem a ser pin-up... São modelos cujas imagens sensuais produzidas na sociedade dão bastante "ibope", principalmente na cultura pop que vivemos. Constituem de um leve erotismo onde modelos ou atrizes exibem suas formas de forma informal... Bem se pararmos pra pensar esses pin-ups são tão atuais quanto retrôs (ou simplesmente herdamos isso), pois o que mais vimos nas mídias são belas mulheres que utilizam uma marca de roupas com poucas vestimentas ou com alguns acessórios mais sensuais que quebrem a seriedade de vestimentas mais formais, fazem aqueles famosos "biquinhos" e conseguem chamar muita atenção num erotismo que tem a intenção de mexer com a imaginação, aliás qual mulher não é um pouco pin-up, qual mulher não possui caracteristicas vintages herdadas principalmente por ícones na própria família.



Bom o legal do estilo pin-up é que a mulher além de possuir unhas impecáveis e um visual "perfeito" ela pode ser maliciosamente ingênua, o que convenhamos atrai bastante os olhares masculinos.



Enfim tudo o que remete décadas passadas me deixa com deliciosas fascinações, aconselho a fazerem pesquisas profundas sobre o assunto e só assim então entenderão essa minha veneração pelo retrô.



E... sejamos pin-ups pelos menos uma vez na vida, pois o interessante de se viver é poder ser quem quisermos ser ao menos um dia nessa nossa longa caminhada. Permitam-se e não tenham medo de se sentirem gostosas e atraentes sem precisar se vulgarizar.







Beijos e Bolachas queridos.

Gabi Fontes;








Nenhum comentário:

Postar um comentário