Movimento das artes plásticas, sobretudo da pintura, que a partir do início do século XX rompe com a perspectiva adotada pela arte ocidental desde o Renascimento. É o mais influente movimento deste século.
Os artistas pintam objetos achatados, e com isso eliminam a ilusão de tridimensionalidade. Revelam, porém, várias faces da figura ao mesmo tempo. Retratam formas geométricas como cubos e cilindros, que fazem parte da estrutura de figuras humanas e de objetos que pintam. Por isso o movimento ganha, numa ironia, o nome de cubismo. As cores em geral limitam-se a preto, cinza, marrom e ocre.
O cubismo só repercute no país após a Semana de Arte Moderna de 1922. Pintar como os cubistas é considerado apenas um exercício técnico. Não há, portanto, cubistas brasileiros, embora quase todos os modernistas sejam contagiados pelo movimento. É o caso de Tarsila do Amaral, Anita Malfatti e Di Cavalcanti.
Algumas obras:
É claro que esse movimento influenciou e influenciará ainda mais nas tendências da moda. O cubismo foi muito importante para a época e é muito importante até hoje.
Sabermos um pouco mais sobre os estilos da arte é de extrema importância, inclusive para as pessoas que pretendem estudar moda. É sabendo sobre esse assunto que conseguimos distinguir os detalhes, as formas e as cores. Tudo vem de algo que antes foi inventado por algum artista, (falo de artista em todas as variedades, sejam elas, em pintura, gravura, literatura, entre outros) isso é fato.
Estudar e saber mais sobre qualquer assunto deve ser primordial, e eu, quero ser responsável por todos os dias trazer um pouco de cultura pra vocês. Estilo não é só o que você é por fora. Estilo é o que você transmite por dentro e quem é que não gosta de uma pessoa muito mais inteligente?
Beijos carinhosos!
Gabi Fontes!
Assino embaixo!!! Arte e moda TEM que andar juntos!!
ResponderExcluirBJBJBJBJ